De Bento a Sacramento

Um dos maiores estragos que o Trump fez foi no próprio Partido Republicano, que aos poucos deixa de ser Conservador para ser Populista de Direita. A ala Trumpista, que faz muito barulho, tem tomado conta do Partido e recentemente derrubou o seu líder na Câmara de Deputados, ele que também é presidente da câmara já que os Republicanos têm maioria na casa, 221 x 212.

E eis que se voluntaria para a liderança o Deputado Jim Jordan,  que insiste que a eleição de 2020 foi roubada, se recusou a formalizar a eleição do Biden e assim contribuiu para a vergonha do 8 de janeiro com a invasão do Congresso. O apelido dele é Terrorista Legislativo porque nunca criou nada como congressista, mas faz de tudo para impedir que outros consigam legislar. Este é quem quer ser responsável pelo que acontece na Câmara.

Mas finalmente a turma mais sensata dos Republicanos criou coragem e vergonha na cara, ergueu a espinha e enfrentou a ira de Trump e seus aliados. Eles impediram que Jim Jordan fosse eleito. Na terceira tentativa, o número de votos a favor já tinha caído para 194, e na votação secreta, apenas 86 o apoiaram.

O susto passou mas o partido ainda tem que resolver o problema das divisões internas pois a casa continua sem Presidente. 

paganin@gmail.com


Deixe um comentário